Cheguei a tardezinha para esse ensaio família e registrar a Helena na casa dos avós.
Ela me recepcionou decidida a não fazer essas fotos, cruzou o braço e disse "Não quero!"
Crianças menores de 5 anos tendem a rejeitar pessoas estranhas, então isso é bem comum a primeira vez que vou fotografá-las.
O segredo? Transformar a sessão fotográfica na brincadeira da vez.
Isso me desafia a acessar a minha própria criança interior para que eu mergulhe no mundo delas de igual para igual, dando a liberdade necessária para que elas sintam confiança de que eu não sou uma ameaça.
Eu não sou mãe, mas se tem uma coisa em que sou profissional, é em ser a Tia Ju.
E a Tia Ju está ali para dar continuidade as imaginações, propor brincadeiras e registrar o amor da família seja ela qual for a forma de amar.
Em pouco tempo elas relaxam com a minha presença, interagem comigo, me incluem nas brincadeiras e se divertem com a câmera.
A fotografia documental de família tem essa proposta de registrar de forma orgânica a rotina, o amor, a bagunça, a diversão e também os desafios de uma família.
Todo núcleo familiar tem sua própria cultura, seus próprios padrões e crenças.
As fotografias vem evidenciar isso e com muita gentileza quebram o olhar crítico viciado e mostram o lado bonito e cheio de amor que se vive ali apesar dos desafios.
Então essas fotos são para a Helena não esquecer nunca que teve pais zelosos, dando tudo de si para que ela crescesse feliz, autônoma e corajosa.
Ela vai poder se lembrar de seus avós como seu porto seguro e companheiros divertidos.
Ela vai poder olhar o álbum de fotografias da família e se lembrar que viveu uma infância rodeada de carinho, em segurança e com todo o apoio necessário para se tornar uma mulher incrível.
Para seus pais e avós, essas lembranças trarão a certeza de que entregaram o melhor que havia em seus corações. E isso é relembrar da nossa capacidade de amar profundamente, algo que as vezes duvidamos de nós mesmos ao longo da vida.
Faz mais de 15 anos que sou fotógrafa e até hoje essa arte me emociona e me faz crescer como nenhuma outra.
Gratidão aos meus queridos Marina e João pela oportunidade de crescer junto com vocês mais uma vez!
Comentários